segunda-feira, 18 de julho de 2011

Juventude, seu tempo é o hoje!

Cientes da necessidade de uma maior participação da juventude nos processos de decisão democrática, um grupo heterogêneo de jovens politicamente engajados e socialmente ativos - entre estudantes, representantes de sindicatos, quilombolas e outras entidades e setores -reuniu-se na manhã do último sábado (16), no salão dos mandatos petistas Waldenor e Zé Raimundo, para discutir a juventude e seus anseios.
Nessa reunião, que se pretende a primeira de muitas, foram consideradas as conquistas das gerações anteriores, servindo de ponta-pé inicial para abrir a discussão e tentar responder a uma pergunta central: o que a juventude quer, hoje, e o que impede sua mobilização na busca por esses interesses?
Num rico debate, coordenado pelo estudante André Effgen, foram citados alguns entraves, a exemplo da influência da grande mídia que leva à falta de conhecimento, o senso comum que leva ao desestímulo, a acomodação e a não compreensão do significado da palavra política, que fizeram o jovem perder o interesse, gradativamente, pelas questões relevantes da sociedade. O bem comum foi posto de lado em detrimento dos desejos individuais de sobressair no mundo capitalista.
Foi lançada a semente em solo fértil. As grandes conquistas de jovens brasileiros de outros tempos não podem ser esquecidas, tampouco serem consideradas um fim em si mesmas. Ao contrário, devem servir de exemplo e motivação para as novas conquistas que precisam ser alcançadas. O tempo é hoje, a hora é agora.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Charlie Chaplin


Sir Charles Spencer Chaplin, KBE, mais conhecido como Charlie Chaplin (Londres, 16 de abril de 1889 — Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977), foi um ator, diretor, produtor, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão.
 
'' Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá.''

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jesus, o maior formador de pensadores da história

Se houvesse uma equipe de psicólogos auxiliando Jesus Cristo, há dois mil anos, a selecionar o seu grupo íntimo de discípulos, provavelmente nenhum dos que ele escolheu seria selecionado. Contrariando a lógica, teve a coragem de escolher jovens ansiosos, agressivos, impulsivos, individualistas e incultos.
O Mestre dos Mestres não tinha um exército, uma escola ou uma comitiva política. Não andou mais do que 300 quilômetros e não pressionou ninguém a segui-lo. Por que seu pequeno grupo de doze discípulos se transformou hoje em mais de dois bilhões de pessoas? E por que o resto do mundo que não o segue o admira tanto?
 Como o Mestre da Vida atuou na estrutura da personalidade desses jovens e fez deles a mais refinada equipe de pensadores? Como transformou homens agressivos em tranqüilos, individualistas em sábios, frágeis em espetaculares empreendedores e líderes.
Mestre Inesquecível: o maior educador da história e o maior vendedor de sonhos. Sonhos? Sonhos não se vendem. Essa expressão poética indica que ele fez brotar das lágrimas a esperança, das mágoas o alívio, da ansiedade o descanso, do medo a segurança.
Que sua vida se transforme num jardim de sonhos!
Augusto Cury, no livro O Mestre inesquecível

SEGREDOS DO SUCESSO


SECRETS OF SUCCESS

Know

I know.
I know myself.
I know my Creator.
I know my talents.
I know my potential.

SEGREDOS DO SUCESSO

Conhecer

Eu conheço.
Eu conheço a mim mesmo.
Eu conheço o meu Criador.
Eu conheço os meus talentos.
Eu conheço o meu potencial.

Fiquem com Deus, meus amigos e anônimos.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

À quem interessa a greve neste momento?!

Não sou CONTRA a greve como um MOVIMENTO uniforme do trabalhador que objetiva melhorias para a classe. Sou contra a má utilização desse instrumento tão importante e já tão desqualificado pelos governantes e pela própria sociedade.
Quando digo não à greve é por que, através de observação direta, pude ver que o Sindicato que nos ‘representa’ não consegue mais unir os seus associados em torno de causas comuns, de forma que o movimento é disperso e difuso. Lembremos dos anos anteriores! Mesmo os que votaram a favor da greve – sim, por que a maioria absoluta seria a soma dos que se abstiveram e dos que foram contra – não congregam. A orquestra está desafinada e, no entanto, queremos continuar o espetáculo! Os interesses particulares de alguns se tornam a bandeira cujo mastro todos devemos erguer, se não quisermos ser tachados de traidor.
Não vou convidar ninguém a fazer uma reflexão sobre o direito de ter sua própria opinião, por que acredito que nós, professores, já tenhamos como rotina a defesa do livre pensamento. Apenas gostaria de salientar que não compactuo com o modo de governar do poder municipal local. Acho, inclusive, que está havendo aqui uma confusão na definição de quem está de que lado.
Eu sou a favor da Educação em seu mais profundo significado. Sou um professor que busca manter uma relação humana e individualizada com cada aluno, apesar das carências do sistema. Eu tento fazer a minha parte, por que sou feliz assim. Eu preparo minhas aulas. Eu respeito os limites de cada um e as opiniões, apesar de achar que as pessoas sempre podem mais do que imaginam.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Não á greve. Porque...


Os professores de Vitória da Conquista participaram hoje, dia 24 de maio, de uma assembleia na Câmara de Vereadores, quando deflagraram greve por tempo indeterminado. 

Será essa a melhor opção?
Quais os interesses por detrás da greve?
O que foi alcançado com a última greve?
Quem vai trabalhar em janeiro de 2012?
Quem vai se responsabilizar pela evasão dos alunos?
Quantas turmas irão fechar com essa greve?
Para onde os nossos colegas viajarão nesse ínterim?
Não haverá outro instrumento, mais eficiente, para cobrar as melhorias necessárias ao Ensino?