segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Volta as aulas


No momento em que iniciamos o ano de 2011, quero manifestar a minha satisfação em vê-los retornar para darmos continuidade aos trabalhos, sonhos e desfrutar do ambiente amigo da escola.
'' ... O tempo é algo que não volta atrás.
Por isso plante seu jardim e decore sua alma,
Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ... ''

 William Shakespeare

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Estórias de quem gosta de ensinar

 Tropeções da Inteligência
Há a história dos dois ursos que caíram numa armadilha e foram levados para um circo. Um deles, com certeza era mais inteligente que o outro, aprendeu logo a se equilibrar na bola e a andar no monociclo. Seu retrato começou a aparecer em cartazes e todo o mundo batia palmas: “Como é inteligente”. O outro, burro, ficava amuado num canto e, por mais que o treinador fizesse promessas e ameaças, não dava sinais de entender. Chamaram o psicólogo do circo e o diagnóstico veio rápido: “É inútil insistir. O QI é muito baixo…”
Ficou abandonado num canto, sem retratos e sem aplausos, urso burro, sem serventia…O tempo passou. Veio a crise econômica e o circo foi a falência. Concluíram que a coisa mais caridosa que poderia fazer aos animais era devolvê-los às florestas de onde haviam sido retirados. E assim, os dois ursos fizeram a longa viagem de volta.
Estranho que em meio a viagem o urso tido por burro parece ter acordado da letargia, como se ele estivesse reconhecendo lugares velhos, odores familiares, enquanto que seu amigo de QI alto brincava tristemente com a bola, último presente. Finalmente, chegaram e foram soltos.
O urso burro sorriu, com aquele sorriso que os ursos entendem, deu um urro de prazer e abraçou aquele mundo lindo de que nunca esquecera. O urso inteligente subiu na sua bola e começou o número que sabia tão bem. Era só o que sabia fazer. Foi então que ele entendeu, em meio às memórias de gritos e crianças, cheio de pipoca, música de banda, salto de trapezistas e peixes mortos servidos na boca, que há uma inteligência que é boa para o circo. O problema é que ela não presta para viver. Para exibir sua inteligência ele tivera que esquecer de muitas coisas. E este esquecimento seria sua morte.
E podemo-nos perguntar se o desenvolvimento da inteligência não se dá, sempre, às custas de coisas que devem ser esquecidas, abandonadas, deixadas atrás…
( Rubem Alves, em Estórias de quem gosta de ensinar, 1993)


Lendo essa história contada por Rubem Alves em seu livro “Estórias de quem gosta de ensinar” me questionei: será que estamos treinando nossos alunos para andar no monociclo ou se equilibrar em uma bola, tirando deles a condição de serem educados, adestrando-os para, simplesmente, passarem em concursos e vestibulares?

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sugestão de como fazer uma planilha de notas



               Escola M. Domingos de Oliveira - 6º ano português – Prof. Miro Rocha
Alunos
1ª trimestre
2ª trimestre
3ª trimestre
Média
Situação
R. Final
1

10
10
5
8,33
BOM
APROVADO
2

5
6,5
7,5
6,33
REGULAR
APROVADO
3

3
3
3
3,00
INSUFICIENTE
REPROVADO
4







5







6







7







8







9







10







11







12







terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O ser educador - Jornada Pedagógica

Na tarde do primeiro dia da Jornada Pedagógica, a professora Tereza Lúcia Bittencourt deu uma verdadeira aula de como ser um professor de verdade, ou melhor, ser um educador.
Coisas simples que, às vezes, esquecemos na correria de sermos mais ‘ligados’ à modernidade, deixando de ser o professor que nossos alunos realmente precisam. Hoje, vamos para a escola como se a passeio, e não como professores, espelhos de muitos alunos. Falta compaixão para com nossos alunos.  Sabemos que eles estão carentes e veem em nós um pai, uma mãe, um irmão. Mas, a falta de uma postura adequada tem nos tirado, por vezes, o respeito por parte deles.
Os alunos, no geral, foram rotulados como rebeldes, problemáticos e, com isso, nos afastamos de todos e criamos uma barreira que tem atrapalhado o nosso trabalho de educador.
Não tem dinheiro que pague o sorriso de uma criança e o prazer de saber que você pode ajudar a mudar o futuro de uma pessoa apenas sendo aquilo que estudou para ser.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Jornada Pedagógica em Vitória da Conquista começou hoje

Mais de mil professores compareceram hoje (dia 14) ao Centro de Convenções da União Espírita de Vitória da Conquista para a abertura oficial da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino. O evento, este ano, traz o tema “Ensinar exige competência profissional, comprometimento e generosidade”, baseado na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.

O prefeito Guilherme Menezes foi representado na cerimônia pelo secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, que enumerou as principais ações desenvolvidas pela Prefeitura na educação pública municipal. A exemplo dos investimentos em reformas, ampliações e construções de novas escolas. Mais de R$ 10 milhões já foram investidos, e tais melhorias já chegaram a cerca de 120 escolas. Para 2011, novas unidades de ensino passarão pelo mesmo trabalho de recuperação.

O secretário mencionou também a aquisição de novos veículos para o transporte de alunos e professores, além da compra de máquinas fotocopiadoras para substituir os antigos mimeógrafos nas escolas. “Nosso prefeito tem feito um esforço gigantesco para melhorar ainda mais a qualidade do ensino no nosso município”, observou Coriolano.

A abertura incluiu ainda um momento de discussão coordenado pela professora Tereza Lúcia Bittencourt Ferraz, mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Católica de Petrópolis.

MUDANÇA DE LOCAL
– À tarde, os professores foram para o Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (Caic), onde ocorreu o restante da programação. O público teve acesso a uma conferência sobre o tema “Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível”. Como ministrante, a socióloga Rosa Lúcia de Lima Borges, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A programação de palestras e grupos de trabalho segue normalmente no Caic, até a próxima quarta-feira (dia 16). Notícia Postada em por: Secom - PMVC

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AGRADECIMENTOS DA ESCOLA DOMINGOS DE OLIVEIRA


Agradecemos ao Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento/SMED, aos colegas professores, direção e coordenação pelo empenho em fazer o melhor para os alunos do Domingos de Oliveira. Agradecemos principalmente a Deus, por tudo o quanto tem realizado em favor das crianças e suas famílias. Gratos a todos que, de forma direta ou indireta, regular ou esporadicamente, tem contribuído com esta  escola.( Rocha, Valdomiro.)